Depois de uma longa campanha que envolveu pesquisadores, cientistas e principalmente educadores, o governo inglês decidiu introduzir a meditação e as práticas de mindfulness como disciplina em centenas de escolas do país.
Aproximadamente 370 escolas irão participar de um dos maiores estudos do mundo visando aumentar as evidências sobre os benefícios do mindfulness na educação e principalmente em relação à saúde mental e o bem-estar de crianças e jovens. Neste estudo, inicialmente previsto para terminar em 2021, além das matérias já presentes no currículo, a partir de agora, os alunos ingleses terão o mindfulness, uma prática voltada à atenção plena e a consciência em relação ao momento presente, que envolve práticas meditativas e exercícios de respiração, que infelizmente ainda são pouco utilizadas aqui no Brasil. O objetivo principal é que os alunos aprendam a relaxar, a ter mais atenção, foco e concentração, além de gerirem melhor suas emoções, buscando através disto melhorar relacionamentos, comportamento, rendimento escolar, além de reduzir os efeitos do stress, os casos de ansiedade e também situações de conflito como bullying e violência. Esta iniciativa não surgiu por acaso. Depois que pesquisas indicaram um aumento significativo nos casos de transtornos emocionais e comportamentais em alunos de 05 a 19 anos, o Serviço de Saúde Inglês encomendou um estudo que demonstrou que um em cada oito alunos padecia de algum transtornos neste sentido. . Antes vistas como práticas alternativas estas práticas não são de fato nenhuma novidade já que existem há milhares de anos e estão presentes em diferentes filosofias milenares orientais, entre elas o Yoga. Devido ao aumento das pesquisas em relação a seus benefícios, milhões de pessoas em todo o mundo já estão se beneficiando com estas práticas. Para que entendam melhor, Atenção plena ou Mindfulness, é a capacidade de mantermos uma percepção momento a momento, de nossos pensamentos, emoções e sensações, com atenção e curiosidade, estando presentes em cada em cada ação. Já Educação emocional, é um processo através do qual crianças e jovens adquirem conhecimentos e habilidades necessárias para entender e gerir suas emoções de maneira equilibrada e positiva e assim, levar este equilíbrio e controle para todas as áreas de sua vida através de atitudes e decisões responsáveis. A combinação destes ensinamentos e práticas tem impacto positivo sobre a vida de crianças e jovens, incluindo como dissemos acima, a redução do estresse, melhora no comportamento, relacionamentos, rendimento escolar, equilíbrio emocional e aumento da atenção e do foco. No início deste mês, importantes jornais do mundo como o The New York Times, noticiaram a novidade com grande entusiasmo. Por aqui alguns sites também falaram sobre o assunto mas acredito que precisamos dar mais espaço e difundir este assunto para que nossas crianças e jovens possam se beneficiar destas práticas. Abaixo o link de algumas matérias relacionadas ao assunto:
Quer aprender mais sobre mindfulness e como contribuir para o desenvolvimento pleno de crianças e jovens? Quer se tornar um agente de transformação contribuindo ativamente para um futuro melhor e uma sociedade mais equilibrada? Conheça nosso Curso EaD de Especialização em Atenção Plena e Educação Emocional. Aproveite nossos descontos especiais de até 50% e garanta já sua vaga. Acesse www.pequenosyogis.com.br/cursos Os comentários estão fechados.
|
AutoraCassia Parmeggiani é professora de Yoga, Membro da Yoga Alliance E-RYT 200 /Yacep, International Yoga Teachers’ Association e da Aliança do Yoga - Padrão 500h, Doula formada pelo Gama-SP e por mais de 15 anos se dedicou ao magistério e à educação infantil. Histórico
Abril 2021
Categorias |
© PequenosYogis 2018 - All rights reserved.
|