Formação Online | Pequenos Yogis
  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • CURSOS
  • BARALHO
  • ÁREA DO ALUNO
  • Instrutores Certificados
  • Contato
  • Blog

Blog

Yoga para crianças: Aula especial de Natal.

23/12/2020

 
Ao planejarmos aulas de Yoga para crianças, precisamos fazer adaptações para torná-las lúdicas e divertidas.

Frequentemente os alunos do nosso curso de Formação, principalmente aqueles que já atuam como professores de Yoga me perguntam:

As historinhas que aprendi se tornaram repetitivas e as aulas imitando animais já não chamam mais a atenção dos meus alunos, o que posso fazer?

​Como posso inovar, pois muitas vezes os alunos perdem o interesse?


Estes são apenas algumas das alternativas para uma aula, porém não as únicas, e uma excelente opção para o planejamento é usar datas comemorativas como tema para nossas aulas.

Dia da Natureza, Dia do Índio, Dia da Criança, Páscoa... temos assunto de sobra para trabalhar com nossos pequenos e pensando nisso montamos uma aula especial de Natal.

Verão que as posturas tiveram seus nomes adaptados para representar símbolos conhecidos desta festividade tão enraizada em nossa sociedade.

O importante neste tipo de adaptação é, além de tornar nossa aula mais divertida, transmitir valores e ensinamentos que contribuam para que entendam o verdadeiro sentido daquela data ou celebração.

Abaixo veremos posturas e atividades que compõe nossa aula, ordenadas em sequência para que possamos facilmente coloca-la em prática.

Vamos lá?

​"Espalhando luz e amor neste Natal "

Imagem
Começamos em pé com as mãos em posição de prece e fazemos uma mentalização do que queremos neste Natal... amor, paz, felicidade, alegrias, união, saúde e sabedoria.... ah, e presentes, sim queremos presentes, mas também queremos que todos os que nós amamos estejam cada vez mais presentes em nossa vida. 

Pois o que importa não são somente os presentes materiais que teremos embaixo da árvore, mas sim quem temos presente ao nosso redor e podemos aproveitar este momento para ensinar isto a nossas crianças.

Bom, fizemos nossa mentalização e agora respiramos profunda e lentamente algumas vezes, para trazer o foco para nossa prática. 

Inspiramos bem fundo enchendo nosso peito de ar e então expiramos devagar colocando para fora todos os pensamentos ruins, tristezas, medos e qualquer coisa que desejemos deixar para trás neste ano que termina.

Assim iniciamos nossa prática.

A Árvore de Natal

Imagem
​Em pé, deixamos uma perna esticada, e flexionamos a outra, colocando o pé pertinho do joelho oposto ou na altura que conseguirmos.

Então, podemos manter as mãos em prece ou elevar os braços como se fosse o topo de um pinheiro, onde imaginaremos uma linda estrela brilhante.

Podemos fechar os olhos e imaginar que estamos cheios de bolinhas coloridas e enfeites, assim nos transformamos e uma linda árvore de Natal.

Trocamos a perna, começando outra vez, deste modo trabalharemos os dois lados do corpo.

O pinheiro simboliza a vida, pois é uma das poucas árvores que sempre se mantêm verde, mesmo durante o inverno, quando a maioria das árvores perdem as folhas.

Essa postura da árvore de Natal representa esperança e alegria.​

A Estrela

Imagem
Falando em estrela brilhante, seguimos em pé, agora com os dois pés bem firmes, apoiados no chão.

Afastamos as pernas, abrimos os braços e assim nos transformamos em estrelas bem brilhantes e levamos esta luz para todos os que amamos.

A Rena

Imagem
Agora, afastamos as pernas, giramos o quadril um pouquinho e colocamos uma perna levemente flexionada na frente e a outra esticamos para trás.

Agora elevamos bem os braços do lado da cabeça e abrimos bem os dedos como se fossem belos e grandes chifres.

Pronto, somos as renas do Papai Noel.

Como nosso Papai Noel é moderno e acima de tudo gosta muito dos animais, suas renas são livres e felizes porque ele usa um trenó elétrico.

Obs: Podemos usar um sininho e fazer o barulho de nossas renas chegando.

A Guirlanda

Imagem
Com as pernas afastadas, inspiramos, elevamos os braços para coluna ficar bem retinha e então descemos bem devagar flexionando os joelhos até chegarmos o mais perto possível do chão.

Podemos unir as mãos em prece na frente do peito ou apoiar no chão para ter mais equilíbrio.

Se for difícil manter a postura, podemos fazer encostados na parede.

​Agora somos uma guirlanda de Natal bem colorida.

Ela representa a  proteção contra energias ruins e por isso é colocada na porta de das casas.

O Trenó I (Versão fácil)

Imagem
Sentamos com as pernas esticadas e dedos dos pés apontando para cima.

Tentamos deixar o corpo bem reto como se estivéssemos encostados em uma parede.

Mantemos os braços grudadinhos do lado do corpo e as mãos podem ficar apoiadas no chão para ajudar a que fiquemos retos.

Olhamos para frente e  imaginamos nosso trenó voando por aí, levando paz e alegria para todas as crianças do mundo.

O Trenó II (Versão mais difícil)

Imagem
​Sentamos com as pernas esticadas na postura do bastão como no trenó 1, apoiamos as mão ao lado do corpo para dar mais equilíbrio, flexionamos as pernas, inclinamos o tronco levemente para trás e então erguemos as pernas (flexionadas ou esticadas, como conseguirem).

As mão podem permanecer no chão ou elevamos os braços para frente na altura dos ombros, ao lado das pernas.

Agora estamos no comandando deste belo trenó e podemos deixar nossa mente nos levar para onde quisermos, voando pelo céu, bem perto das estrelas.

A Vela I ​(Versão fácil)

Imagem
Deitamos bem devagar deixando nosso corpo bem relaxado.

Apoiamos os braços no chão e elevamos as pernas, deixando bem esticadas em direção ao teto.

Acendemos a vela da esperança e do amor e levamos sua luz a todos os que precisam.

Descemos as pernas devagar, retornando à posição deitada onde ficamos quietinhos por alguns segundos.

A Vela II (Versão mais difícil)

Imagem
Partindo da postura da vela 1, deixamos os braços no chão, com as palmas voltadas para baixo dando maior sustentação.

Levamos as pernas para trás, em direção à cabeça, como se quiséssemos tocar o chão com os dedões dos pés.

Então, colocamos as duas mãos no quadril, logo abaixo da cintura e apoiamos firmemente os cotovelos no chão.
​
Elevamos as pernas e alongamos o corpo como se fossemos tocar o teto com a ponta dos pés.
Agora somos velas com uma chama bem forte e vamos acender esta chama no coração daqueles que precisam de nós e de nossa luz, para que eles possa se sentir iluminados também.

Sejamos a luz do mundo!!!

Para sair da postura, flexionamos as pernas levando os joelhos em direção a cabeça.

Podemos abraçar as pernas por alguns segundos e vamos descendo o quadril  desenrolando a coluna  delicadamente, mantendo a cabeça apoiada no chão e depois ficamos alguns segundos deitados.

A Respiração Ho Ho Ho

Imagem
Agora, voltamos a estar sentados, em posição confortável e faremos uma respiração bem divertida.

Enchemos nos peito de ar, até sentirmos nossa barriga estufar, de tanto que inspiramos.

Então, soltamos o ar pela boca fazendo Ho, Ho, Ho, até esvaziarmos todo nosso pulmão.

Repetimos esta respiração algumas vezes até sentirmos nosso pescoço e ombros bem relaxados.

Meditação guiada de Natal

Deitados, com o corpo bem relaxado, tentamos ficar bem confortáveis e fechamos os olhos, imaginando que estamos na casa do Papai Noel.

Como ele está ocupado lendo muitas cartinhas e tentando atender a todas as crianças, pediu nossa ajuda para cumprir sua mais importante missão: Levar amor, luz e felicidade a muitas pessoas.

​Agora é com vocês:

Cada um de vocês terá um trenó, elétrico hein? Pois as renas estão livres mas irão conosco pois elas são como um GPS do bom velhinho e sabem o caminho melhor do que ninguém.

Como presentes, só podemos levar amor, esperança, saúde, contentamento, amizade, carinho, felicidade e outros sentimentos bons, pois as pessoas precisam muito mais disso do que coisas materiais.

Como se fosse uma estrelinha cheia de luz, vamos colocar estes sentimentos em cada coração, começando por nós mesmos, depois por nossos pais, amigos, professores e depois em todos aqueles que encontrarmos em nossa viajem de trenó.

Voando pelos céus, olhamos as estrelas bem de pertinho, passamos entre as nuvens em uma viagem maravilhosa.

Tudo lá embaixo parece bem pequeno, mas a medida que vamos nos aproximando, começamos a enxergar quem mais precisa de nossa ajuda e vamos colocando aquela estrelinha em seus corações.

Se cada um de nós fizer a sua parte podemos espalhar muitas estrelinhas e tornar o mundo melhor e as pessoas mais felizes.

Vamos cumprindo nossa missão e nos preparamos para a viajem de volta.

Voltando calmamente para a casa do Papai Noel, bem devagar, porque andar em alta velocidade além de perigoso tem a multa. 

Então devolvemos os trenós e as renas para o para o Papai Noel pois ele ainda precisa visitar muitas outras pessoas e ficamos deitados, relaxando por alguns instantes, pensando de que maneira podemos fazer o bem e ajudar muitas pessoas.

Devagar, vamos abrindo os olhos e voltando nossa atenção para o momento presente, despertando calmamente.

Agora podemos nos sentar e conversar com nossos amigos, pais e professores, sobre tudo o que imaginamos em nossa ​aventura.

Assim termina nossa prática de Natal.

Namastê e Feliz Natal

Imagem
A luz que há em nós, saúda a luz que há em todos vocês e deseja um Feliz Natal, cheio de paz, alegrias e muito amor.

Namastê
​
Cassia Parmeggiani e 
Equipe Pequenos Yogis.

Atividades Extras


A caixa de doações

Imagem
Podemos aproveitar esta oportunidade para criar uma caixa de doação, onde nossos alunos podem trazer brinquedos e outros objetos para que levemos a instituições que trabalham com crianças e assim dar mais sentido a nossa aula. ​

Podemos ampliar esta coleta à vizinhança e até organizar um evento para arrecadar mais doações, fazendo nossa parte, tornando feliz o Natal de muitos.

Montando nossa árvore

Imagem
Outra atividade bem divertida é criarmos uma árvore com enfeites feitos pelos alunos. Aí basta abusar da criatividade e ter a mão, papel, cartolina, lápis de cor, tinta, pincel, ou também utilizar material reciclado.

É uma excelente oportunidade de trabalharmos a cooperação entre alunos e incentivarmos a reciclagem como um processo artístico/criativo.

Ginger Bread

Imagem
Uma atividade que as crianças adoram é cozinhar e nesta época de Natal elas se divertem fazendo os famosos Ginger breads. 

Caso não tenhamos estrutura para uma aula completa envolvendo o preparo dos biscoitos, podemos trazer prontos de casa e junto com eles somente decorar e embalar para que levem de presente para suas família.

Os comentários estão fechados.

    Autora

    Cassia Parmeggiani é professora de Yoga, Membro da Yoga Alliance E-RYT 200 /Yacep, International Yoga Teachers’ Association e da Aliança do Yoga - Padrão 500h, Doula formada pelo Gama-SP e por mais de 15 anos se dedicou ao magistério e à educação infantil.

    Histórico

    Março 2021
    Fevereiro 2021
    Janeiro 2021
    Dezembro 2020
    Novembro 2020
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Agosto 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Maio 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Agosto 2018
    Junho 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Dezembro 2017

    Categorias

    Todos

    Feed RSS

Imagem
By Cassia Parmeggiani Yoga
​CNPJ: 23.684.918/0001-00
​São Paulo - SP - Brasil
+ 55 11 95269-1875
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Nossos parceiros

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Termos de Uso ​
© PequenosYogis 2018 - All rights reserved. ​
 ​Política de Privacidade

Imagem

  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • CURSOS
  • BARALHO
  • ÁREA DO ALUNO
  • Instrutores Certificados
  • Contato
  • Blog