Esta é uma brincadeira simples que ajuda ampliar o conhecimento sobre asanas além de estimular a criatividade pois podemos desenvolver uma história através dela.
A brincadeira começa com o professor fazendo a postura da árvore e dizendo: Eu sou uma árvore, uma bela e grande árvore, cheia de folhas e frutas, com galhos bem grandes e estou em uma bela floresta... e você fulano (dizendo o nome de um aluno) que terá que fazer a próxima postura. Este deverá fazer uma postura que deverá ser relacionada com a anterior, um animal ou outro elemento da natureza tentando dar continuação na história iniciada pelo professor. E assim segue nossa brincadeira até que todos tenham participado. Boa aula!!! Namastê Equipe Pequenos Yogis O objetivo desta brincadeira é estimular foco, atenção, coordenação, consciência corporal e lateralidade.
Alunos ficam em seus tapetinhos, com os olhos vendados, com essas máscaras de dormir, que tem elástico e são fáceis de colocar e tirar. Eles terão que escutar atentamente ao professor e executar todas as instruções que ele der para realizar algumas posturas de Yoga. O importante é prestar atenção pois não estarão vendo o que o professor faz mas sim escutando. Será que vocês conseguem? perguntamos a nossos alunos e começamos a brincadeira. Ao terminarmos as instruções de uma postura eles podem remover suas máscaras permanecendo no asana e ver se fizeram corretamente o que o professor pediu. Podemos utilizar estas máscaras em nossas atividades de relaxamento. Bom, esta é mais uma dica de como tornar a prática de seus alunos mais divertida, excelente para ser utilizada com adolescentes. Namastê e boa aula!!! Equipe Pequenos Yogis O objetivo desta brincadeira é prover a união do grupo através da confiança e estimular o desejo de cuidar uns dos outros.
Também trabalharemos lateralidade, orientação espacial, equilíbrio, comunicação, foco, atenção e a criatividade. Montamos um circuito com bambolês, tapetinhos e alguns obstáculos que podem ser bloquinhos e também outros alunos. Vendamos os olhos do participante da vez, giramos ele algumas vezes para que perca a noção de onde está, e com a ajuda dos colegas ele deverá realizar o circuito, percorrendo o caminho e desviando dos obstáculos. Entre as etapas deste circuito podemos incluir algumas posturas, que deverão ser descritas pelos colegas para que o participante da vez a realize. Podemos fazer esta brincadeira em duplas, por exemplo com uma mão e um pé amarrados aos de seu par, onde trabalharemos a cooperação. Boa aula!!! Namastê Equipe Pequenos Yogis Objetivo: Estimular a que aprendam a dar e receber instruções de maneira ordenada e principalmente educada, respeitando quem esta no comando e acatando suas indicações.
Esta atividade estimula o respeito entre professor e alunos, a atenção, o foco, além da pratica dos asanas escolhidos. Nesta brincadeira primeiro você será o Mestre e faremos um pequeno treinamento com nossos alunos. Diremos bem alto "Quem é o mestre" e eles vão responder mais alto ainda "Você é o mestre"... "E o que vamos fazer? Tudo que o mestre educadamente pedir". Ao longo da brincadeira, os alunos passarão a ser o mestre e perguntaremos "Quem é o Mestre" e todos responderão "Fulano (usando o nome do colega) é o Mestre"... "O que vamos fazer? Tudo que o mestre pedir". Antes de mais nada faremos respirações bem profundas para ter muito fôlego para responder ao mestre. Podemos organizar a turma de diferentes formas, em círculo, em pares (quando desejamos praticar asanas em dupla) ou simplesmente cada um em seu tapetinho. A brincadeira nos permite também inúmeras variações. 1) O professor fica na frente da turma e começa a descrever um animal, suas características e dá algumas diretrizes sobre a execução da postura relativa a aquele animal. Então ele pergunta: Vocês sabem de que animal estou falando? Aguardamos os alunos responderem e perguntamos, quem de vocês sabe dar as instruções para fazermos a postura desse animal direitinho? Eles irão se manifestar e escolhemos o que falou primeiro, ou que foi mais enfático... fica a seu critério. Então agora vamos escutar as instruções do "Fulano"e fazer tudo o que ele pedir, desde que ele seja educado, não é? Mas antes perguntamos "Quem é o Mestre?" .... "O que vamos fazer?". E assim a cada nova postura que escolhemos, também teremos um novo mestre para explicar como fazer o asana. 2) O professor escolhe um aluno para ser o Mestre (podemos fazer um sorteio usando um saquinho com os nomes) e em seu ouvido ele dirá o nome do animal ou postura. O aluno mestre terá que fazer mímica, desenhar ou dar dicas para que adivinhem qual o anima ou postura em questão e assim que adivinharem, ele diz: Vamos fazer a postura do ........? Então ele dá as instruções com a ajuda do professor e quando todos fizerem ele sorteia o nome do próximo Mestre. Podemos substituir as posturas por respirações ou outra técnica que os alunos possam ensinar a seus pares, colocando-os na posição de professores para que entendam a importância de prestar atenção e respeitar quem está lá na frente. Namastê Equipe Pequenos Yogis |
AutoraCassia Parmeggiani é professora de Yoga, Membro da Yoga Alliance E-RYT 200 /Yacep, International Yoga Teachers’ Association e da Aliança do Yoga - Padrão 500h, Doula formada pelo Gama-SP e por mais de 15 anos se dedicou ao magistério e à educação infantil. Histórico
Março 2021
Categorias |
© PequenosYogis 2018 - All rights reserved.
|