Já cozinhou ou pelo menos fez um bolo com seus filhos nessa quarentena?
Este tipo de atividade além de aproximar pais e filhos, ajuda a trabalhar foco, concentração, autonomia, paciência, coordenação motora e muito mais. Tá esperando o que para pegar aquele velho livro de receitas e colocar a mão na massa? Quer mais dicas? Navegue pelo nosso blog e acompanhe nossas redes sociais. Namastê, Cassia Parmeggiani “Educação é o processo de desenvolvimento integral do ser.”
Reflita sobre este pensamento!!! Não seria definitivamente algo maravilhoso poder preparar nossos filhos não somente para o mercado de trabalho, mas também para viver em sociedade e se tornarem cidadãos mais justos, empáticos e equilibrados? O que estamos esperando para oferecer este tipo de educação a eles? Segundo o relatório “Educação: um tesouro a descobrir”, da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI da UNESCO, publicado em 1999, o aprendizado deve se orientar por 4 pilares: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Mas o que o Yoga tem a ver com isso? Um dos objetivos do Yoga para crianças e jovens é contribuir para seu pleno desenvolvimento, portanto, podemos afirmar que o Yoga esta diretamente ligado ao processo de educação integral de nossos filhos. Já pensou sobre estes pilares com uma visão Yogica? Aprender a Conhecer: A abertura para o conhecimento nos liberta da ignorância. Aprender a Fazer: A coragem de executar nos permite aprender com nossos erros e acertos. Aprender a Conviver: Respeitar a todos é o caminho para o verdadeiro entendimento. Aprender a Ser: Desenvolver-se como um todo indivisível, valorizando sua autonomia e potencialidades. Fica claro que através do Yoga, podemos contribuir para este processo? Quer saber mais como levar Yoga e seus recursos de atenção plena e educação emocional para crianças e jovens? Inclusive em ambiente escolar? Conheça nossos cursos de Formação e Especialização 100% EaD/Online clicando aqui. Namastê Cassia Parmeggiani Esta é uma atividade de relaxamento bem simples e fácil para fazermos com nossos filhos.
Pedimos que a criança abrace seu bichinho de pelúcia favorito com bastante força enquanto inspira profunda e lentamente pelo nariz. Em seguida, a orientamos a relaxar, diminuindo a tensão dos braços pouco a pouco, enquanto expira lentamente pela boca. Esta prática contribui para o relaxamento físico e mental. Caso não tenham um bichinho de pelúcia, podem utilizar uma almofada, um travesseiro ou abraçar a si mesmos. Outra opção seria abraçar bem forte o papai, a mamãe, um irmão, um amigo… mas neste momento de extremo cuidado em virtude da pandemia, deixaremos esta alternativa para outro momento. Quer mais dicas? Navegue pelo nosso blog e acompanhe nossas redes sociais. Quer saber mais como levar Yoga e seus recursos de atenção plena e educação emocional para crianças e jovens? Inclusive em ambiente escolar? Clique aqui e conheça nossos cursos de Formação e Especialização 100% EaD/Online. Namastê, Cassia Parmeggiani "Respira que passa", quem nunca ouviu esta frase em algum momento de nervosismo, estresse ou tristeza?
Apesar de parecer clichê, ela tem fundamentos científicos e este post tem como objetivo ajudá-los a entender melhor o porque. Em situações de estresse, involuntariamente prendemos a respiração, aumentando os níveis de gás carbônico no corpo. Essa reação desencadeia uma sensação de falta de ar e desorientação, fazendo o corpo reagir, entendendo que precisamos de mais oxigênio e com isso passamos a respirar mais rápido. O corpo então passa a produzir e liberar os chamados hormônios do estresse (adrenalina e cortisol) aumentando nossa frequência cardíaca, pressão arterial, sudorese e reduzindo as defesas do organismo. A função dessa resposta fisiológica é nos preparar para agir diante da situação de estresse a que fomos expostos, através da luta ou da fuga. Em seguida, o organismo buscará naturalmente reparar os danos causados por estas reações, reduzindo os níveis hormonais e consequentemente todas as demais manifestações desencadeadas. No entanto, se o estímulo estressor continua ou é frequente, pode provocar o surgimento de doenças associadas, pois os mecanismos de resposta começam a falhar e o organismo já não é capaz de equilibrar-se por si só. Como a respiração pode nos ajudar? Através do controle da respiração, conseguimos enviar ao corpo uma mensagem de que estamos no comando. E se estamos no domínio da situação, significa que somos capazes de responder rapidamente ao estímulo estressor. O uso de técnicas de respiração, nos ajuda a lidar com as situações de estresse, a nos mantermos no comando, ou em determinados casos a retomarmos o controle. Abaixo disponibilizamos um exercício simples que adultos e crianças podem realizar sempre que necessário, diante de situações estressantes. Vamos lá?
Quer mais dicas? Navegue pelo nosso blog e acompanhe nossas redes sociais. Quer saber mais como levar Yoga e seus recursos de atenção plena e educação emocional para crianças e jovens? Inclusive em ambiente escolar? Clique aqui e conheça nossos cursos de Formação e Especialização 100% EaD/Online. Namastê, Cassia Parmeggiani Você sabia que estabelecer uma rotina é muito importante para o desenvolvimento infantil, principalmente no que diz respeito a independência e autonomia?
Quando falamos em rotina devemos pensar não somente nas atividades escolares, mas sim em tudo o que acontece frequentemente em suas vidas, dentro e fora de casa. Refeições, tomar banho, estudar, ira à escola, escolinhas de esporte e também brincar, tudo é parte da rotina da criança. Ter uma rotina contribui para a organização diária e evita sobrecargas, pois como nós adultos, eles também precisam de uma pausa para descansar, relaxar e até refletir entre uma atividade e outra. Entre os principais benefícios que estabelecer uma rotina para crianças traz, estão:
Nestes dias em casa, podemos nos organizar permitindo que eles se divirtam bastante, mas que sigam tendo uma rotina, do contrário, a volta às atividades pode ser um tanto complicada. Crie uma agenda com atividades que possam ser realizadas por todos os envolvidos, já que estando em casa, pais e irmãos acabarão fazendo parte dessa "nova rotina". Como criar uma rotina em casa?
Planejar pode ajudar a evitar estresse desnecessário e facilitar a vida de toda a família. Quer mais dicas? Navegue pelo nosso blog e acompanhe nossas redes sociais. Quer saber mais como levar Yoga e seus recursos de atenção plena e educação emocional para crianças e jovens? Inclusive em ambiente escolar? Clique aqui e conheça nossos cursos de Formação e Especialização 100% EaD/Online. Namastê, Cassia Parmeggiani Esta é uma prática simples que podem realizar com seus filhos. Ela ajuda a relaxar corpo e mente, além de estimular a consciência corporal.
Vamos lá? Abaixo seguem as instruções para que possam conduzi-los:
Viram como é fácil oferecer atividades que contribuam para o bem estar de seus filhos nesta quarentena? Quer mais dicas? Navegue pelo nosso blog e acompanhe nossas redes sociais. Quer saber mais como levar Yoga e seus recursos de atenção plena e educação emocional para crianças e jovens? Inclusive em ambiente escolar? Clique aqui e conheça nossos cursos de Formação e Especialização 100% EaD/Online. Namastê, Cassia Parmeggiani Uma das técnicas de relaxamento mais eficientes, tanto para adultos quanto para crianças é respirar.
Mas não é respirar como fazemos todos os dias, automaticamente. É estar atentos a cada etapa do processo, observando nossa inspiração, expiração e como nosso corpo reage a tudo isso. Nós guiaremos nossos filhos nessa prática. É bem simples, basta seguir as instruções abaixo:
Podemos fazer de cinco a dez respirações, sempre observando e orientando para que as crianças as realizem com calma e atenção. Além de relaxar, seus filhos se sentirão acolhidos por sua companhia. Quer mais dicas? Navegue pelo nosso blog e acompanhe nossas redes sociais. Quer saber mais como levar Yoga e seus recursos de atenção plena e educação emocional para crianças e jovens? Inclusive em ambiente escolar? Clique aqui e conheça nossos cursos de Formação e Especialização 100% EaD/Online. Namastê, Cassia Parmeggiani A visualização mental é uma das técnicas mais eficazes para relaxar corpo e mente, e além disso estimula a criatividade e a imaginação nas crianças.
Pais podem guiar seus filhos nesta maravilhosa atividade. É bem simples, basta encontrarmos um lugar calmo, colocarmos uma música tranquila como fundo e pedir que nossos filhos se deitem, relaxando o corpo e se concentrando em nossas indicações. Aqui vai um exemplo:
Esta atividade pode contribuir para o relaxamento de nossos filhos durante este período de isolamento social e também em seu dia a dia, podendo ser praticada sempre que desejarem ou precisarem. Quer mais dicas? Navegue pelo nosso blog e acompanhe nossas redes sociais. Quer saber mais como levar Yoga e seus recursos de atenção plena e educação emocional para crianças e jovens? Inclusive em ambiente escolar? Clique aqui e conheça nossos cursos de Formação e Especialização 100% EaD/Online. Namastê, Cassia Parmeggiani Brincadeira de criança? Coisa de oriental? Sim, mas não é só isso.
O origami é um técnica japonesa que consiste em representar seres e objetos por meio de dobraduras de papel, e que ganhou o mundo devido à sua beleza. Para as crianças, a prática do origami é uma atividade especialmente poderosa pois estimula a concentração, desenvolve a criatividade, a coordenação motora, o raciocínio lógico, a percepção visual e espacial, e contribui para o aprendizado da geometria. Não podemos esquecer obviamente do caráter lúdico, pois permite que a criança expresse sua visão subjetiva do mundo e sua personalidade. Esta atividade não é somente para crianças e vem ganhando espaço inclusive no mundo corporativo, já que é uma excelente maneira de se trabalhar a atenção plena, relaxar e aliviar o estresse. Com uma rápida pesquisa vocês encontram centenas de dicas de como fazer estas belas “esculturas” de papel. Divirta-se com sua família. Quer mais dicas? Navegue pelo nosso blog e acompanhe nossas redes sociais. Quer saber mais como levar Yoga e seus recursos de atenção plena e educação emocional para crianças e jovens? Inclusive em ambiente escolar? Clique aqui e conheça nossos cursos de Formação e Especialização 100% EaD/Online. Namastê, Cassia Parmeggiani |
AutoraCassia Parmeggiani é professora de Yoga, Membro da Yoga Alliance E-RYT 200 /Yacep, International Yoga Teachers’ Association e da Aliança do Yoga - Padrão 500h, Doula formada pelo Gama-SP e por mais de 15 anos se dedicou ao magistério e à educação infantil. Histórico
Março 2021
Categorias |
© PequenosYogis 2018 - All rights reserved.
|