Formação Online | Pequenos Yogis
  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • CURSOS
  • BARALHO
  • ÁREA DO ALUNO
  • Instrutores Certificados
  • Contato
  • Blog

Blog

Como o Yoga pode ajudar na volta às aulas?

29/1/2021

 
Imagem
As férias acabaram e com isso muitas crianças e jovens ficam ansiosos e as vezes estressados com a volta às aulas.

Alguns ainda passam pela nem sempre fácil adaptação à uma nova escola, nova turma e novos amigos.

Neste momento, ainda temos um agravante, já que muitos voltarão às aulas de forma remota ou híbrida devido a pandemia. 

O Yoga pode ajudar e muito nestes momentos.

Através de seus conceitos e práticas podemos contribuir para o equilíbrio físico e emocional de nossos filhos e alunos. 

Hoje apresentarei uma respiração simples que pode ajudá-los e que irá certamente contribuir para que enfrentem este período de maneira saudável e equilibrada.

Respirem pequenos, respirem!!!

Respirar, principalmente pelo nariz, ajuda a acalmar.

Quando vivenciamos situações onde a ansiedade se manifesta, nosso sistema de nervoso simpático é ativado e neste momento podemos ter diferentes instintos...lutar, fugir ou ficar paralizados.

Ao nos concentrarmos de maneira simples através da respiração podemos ajudar a que nosso sistema nervoso volte à calma.

Vamos tentar?

Com as suas mãos sobre a barriga, inale lentamente pelo nariz, e sinta sua barriga encher como se fosse um balão..... depois expire, soltando o ar lentamente lentamente até sua barriga esvaziar.

Outra opção é colocar sobre a barriga o bichinho de pelúcia preferido da criança, o que muitas vezes ajuda a que ela se sinta mais segura.

Repita a prática com seus filhos ou alunos por 2 ou 3 minutos e verá que podemos mandar esta ansiedade embora.

Namastê e boa prática.

​Cassia Parmeggiani
Equipe Pequenos Yogis

Meditar faz bem!!!

24/1/2021

 
Imagem
Muitas vezes vemos a infância como um momento incrível da vida, onde não existem preocupações, responsabilidades, obrigações, etc…

No entanto, se realmente pararmos para observar e refletir, veremos que isto não é verdade.

Questões como o Bullying, problemas familiares e stress estão criando crianças tristes e ansiosas, com problemas de atenção, concentração, foco, comportamento, entre tantos outros.

E agora com a pandemia, passam boa parte de seu tempo em casa, privados da liberdade que tinham anteriormente, cheios de incertezas em relação ao futuro, ficando ainda mais ansiosos.

A meditação pode aliviar esta ansiedade, ajudar a lidar com frustrações, medo, raiva, agitação, além de melhorar o sono e combater o stress.

Meditações guiadas ajudam as crianças a desenvolver não somente a concentração, mas também a imaginação, além de estimular a memória.

Muitos são os benefícios, mas um dos maiores deles é que a prática regular ajuda que as crianças entre em contato com elas mesmas.

Isto pode ser a chave para uma mudança importante na forma de criarmos nossos filhos, pensando acima de tudo no bem estar deles e não somente nos resultados. 

Benefícios da meditação para crianças e jovens.

· Combate o Stress;
· Reduz a ansiedade;
· Reduz os sintomas de Transtorno de Déficit de Atenção;
· Acalma e combate ataques de pânico;
· Regula o sono;
· Reduz de Agressividade;
· Relaxa física e mentalmente;
· Melhora na capacidade de se concentrar;
· Aumenta a criatividade;
· Melhora a memória;
· Melhora a consciência sobre si mesmos e suas emoções;
· Mente sã , corpo são;
· Reduz o risco de problemas de saúde ocasionados por stress.

Como podemos ver praticar meditação regularmente, mesmo que seja somente alguns minutos por dia, pode trazer grandes benefícios para você e seus filhos ou alunos.

E deixo uma dica: Eles apreciam muito a participação e o envolvimento de pais e professores na prática, e todos saem ganhando quando isto ocorre.

Imagine ver seus filhos usufruindo dos benefícios listados acima.

Eu sei que como pai, você ficará feliz e tenho certeza que seus filhos também.

Namastê
Equipe Pequenos Yogis

Calma e atenção plena andam lado a lado.

14/1/2021

 
Imagem
Calma pode ser definida como um estado mental da paz, serenidade e tranquilidade, livre de  perturbações, agitação ou excitação .

Quando pensamos em calma imaginamos normalmente um estado de relaxamento total e não percebemos ou muitas vezes não sabemos que podemos atingir este estado estando alertas e conscientes.

​Uma visualização, uma meditação ou até mesmo uma respiração pode nos conduzir a um momento de calma, ou seja, este estado mental pode ser cultivado e alcançado através de diferentes práticas, dependendo basicamente de nossa dedicação.

Vivemos em um mundo agitado, cheio de pressões e cobranças, com uma grande quantidade de estímulos. Este turbilhão de atividades e acontecimentos faz com que seja um tanto difícil encontrarmos um momento de paz, principalmente nas grandes cidades.

Em inúmeras culturas, principalmente as orientais, desde cedo  as crianças são incentivadas e ensinadas a "cultivar" a calma como parte se um estilo de vida saudável, aprendendo a gerenciar suas emoções e a se abstrair das distrações através de técnicas de relaxamento, atenção plena e auto conhecimento.

Sim, auto conhecimento.

Quando se está em paz consigo mesmo, o organismo irá produzir uma série de substâncias que por sua vez irão contribuir para a sensação de bem estar, equilíbrio físico e emocional e deste modo será mais fácil manter tudo sob controle, especialmente durante momentos estressantes.

O estado de atenção plena está diretamente ligado a nossa capacidade de manter a mente calma e estável.

Tendo calma, o viver se torna uma navegação em um mar sem ondas, sem agitação, que nos permite admirar e desfrutar cada momento plenamente.

Namastê
Equipe Pequenos Yogis

Para ler nas férias

13/1/2021

 
Imagem
Este livro super divertido, conta a história de um um tiranossauro que adorava comer cenouras... conheça o T-Veg.

Reginaldo seria um Tiranossauro Rex como outro qualquer se não fosse por uma característica curiosa: ele é vegetariano!

Na sua turma, ninguém compreende porque o grandalhão não gosta de carne como todos os tiranossauros.

​Reg percebe que é preciso ter muita coragem para ousar ser ele mesmo, sem importar-se com o que os outros animais pensam.

Yoga e a preparação para o vestibular.

6/1/2021

 
Imagem
Meditação é excelente ferramenta para melhorar o raciocínio, o foco, a concentração, a memória, além de combater o estresse, a depressão e a ansiedade.

Hoje em dia escutamos falar com frequência sobre meditação, mindfulness ou atenção plena não é?

Mas o que é isto?

Atenção plena é o ato de parar e estar presente, agindo de maneira oposta o estado mental automático que está diretamente relacionado a nossa vida corrida e ao ritmo frenético da nossa sociedade.

Assistimos um filme sem prestar atenção, comemos sem observar texturas e sabores, nos relacionamos de forma superficial com as pessoas pois nossa mente esta distante ou pensando em mil compromissos e problemas.

A Meditação faz parte de diferentes tradições culturais e filosóficas do oriente e sua prática nos conduz à auto observação e ao auto conhecimento.

Quando nos conhecemos melhor, conseguimos observar, entender e reagir de maneira positiva às diferentes situações que nos afetam e passamos a lidar melhor como o estresse, a ansiedade, os medos, a pressão, a ansiedade, gerenciando melhor nossas emoções e ações.

Em que isto beneficia os estudantes, principalmente no pré-vestibular ou no enem?

Muitos jovens, para não dizer a maioria deles, têm dificuldade para lidar com os períodos que antecedem as provas, testes, e qualquer tipo de avaliação.

Quando falamos em vestibular, isso se torna ainda mais delicado, pois nesse momento todos os seus conhecimentos serão colocados à prova, somados às incertezas em relação ao futuro e à carreira que escolheram.

Então todos os medos comuns nesta idade são potencializados e somados a inquietação, nervosismo, ansiedade, irritabilidade e até depressão.

Através de práticas meditativas e de atenção plena eles aprendem a gerenciar o estresse, conseguem diminuir a ansiedade e o medo comuns a este período da vida, melhoram o foco, a atenção, a concentração, o sono, e consequentemente isto irá interferir em seu processo de aprendizagem e desempenho.

Namastê
​Cassia Parmeggiani

Equipe Pequenos Yogis

A "mente absorvente", o Yoga e a formação de nossas crianças.

5/1/2021

 
Imagem

​Já ouviu falar em mente esponja ou absorvente? 

As crianças, aprendem muito com base nas situações que vivenciam, ou seja, tudo o que elas testemunham em relação ao mundo ao seu redor, é quase que involuntariamente absorvido, especialmente quando falamos de crianças entre zero e seis anos de idade. 

Eles estão naturalmente predispostos a aprender e absorver:

Ainda é comum escutarmos esta expressão: "As crianças de hoje sabem mais do que antigamente", ou que "Elas já nascem sabendo", e acabamos não  percebendo que isso se deve basicamente à quantidade de estímulos e informações presentes em seu entorno no dias atuais.

Elas não nascem sabendo usar o celular, o que elas tem, é o celular como algo presente em suas vidas desde que nascem, e o que para nós adultos foi uma novidade da vida adulta e ainda parece tão difícil de usar, é para eles algo tão simples...

A criança assimila seu ambiente e faz isso apenas porque que as coisas lhe despertam tanto interesse e entusiasmo que terminam se incorporando a sua própria existência. 

Até os pequenos incidentes aparentemente insignificantes são realmente importantes porque, consciente ou inconscientemente, as crianças tiram conclusões sobre a vida a partir das crenças e atitudes daqueles que as cercam na vida cotidiana

Maria Montessori utilizou esta definição de "Mente absorvente", porque nesta fase da vida, elas são assim, como esponjas, capazes de absorver grandes quantidades de informações de seu ambiente,  sem esforço, contínua e indiscriminadamente. 

Como podemos perceber, durante os primeiros seis anos de vida, as crianças têm uma maneira muito diferente de aprender e que em nada se assemelha com a forma que nós adultos o fazemos.

A criança tem uma relação diferente com o seu ambiente... pois simplesmente absorve, sem filtrar.

Sabemos que eles são o futuro do nosso mundo e tudo o que fazemos e ensinamos pode os inspirar, motivar e certamente irá refletir lá na frente, no futuro de nossa sociedade.

Este um dos motivos que tornam tão importante levarmos o Yoga e suas práticas desde cedo para nossos filhos e alunos.

Se as coisas que ele vivenciam e vêm não são apenas lembradas, mas incorporadas em suas vidas, devemos desde cedo introduzir estas práticas ligadas ao bem estar, ao autoconhecimento e à educação sócio emocional, contribuindo assim para sua formação integral.

Então, não se trata de impor nada, de fazer que se tornem isto ou aquilo.

Trata de estimularmos seu pleno desenvolvimento através de exemplos que sejam positivos para sua formação, como a reflexão, o auto conhecimento, o cuidado em relação a si mesmos, a compreensão de suas emoções e a consciência sobre seus atos.

Como eu falei em um post anterior, se desde cedo eles desenvolverem calma, equilíbrio e tranquilidade, tanto através dos "Asanas" quando das práticas de respiração e meditação, serão capazes de gerenciar melhor suas emoções, sensações e consequentemente o stress, vivendo melhor e mais felizes.

Podemos dividir este período da mente absorvente em duas fases:

Do  nascimento aos três anos de idade, temos a fase que chamamos de inconsciente, onde eles aprendem "sem perceber". 

É quando aprendem a sentar, a andar, a usar as mãos, a falar, etc, mas sem um esforço consciente. 

Eles desenvolvem funções básicas imitando o que vêem. 

Já dos três até os seis, em alguns casos, sete anos de idade, as crianças passam para o estágio consciente do desenvolvimento. 

Eles ainda são esponjas, absorvendo tudo facilmente, mas agora eles vão buscar e enfrentar conscientemente certas experiências. 

É a fase de expansão, onde ele vão ampliar e refinar o que aprenderam até agora. 

Eles estão predispostos a aprender coisas como ordem, sequenciamento, música e formas.

Eles também continuarão a refinar seu controle de movimento, equilíbrio e mecanismos físicos básicos. 

Nesta fase  elas começam por exemplo a manifestar o desejo de fazer escolhas e realizar tarefas de forma independente.

Como o desenvolvimento é sequencial, estas primeiras fases são essenciais para que possam incorporar conceitos mais complexos que virão no futuro.

"O maior perigo está em nossa ignorância. Sabemos encontrar pérolas em conchas de ostras, ouro nas montanhas e carvão nas vísceras da terra. Mas somos ignorantes dos germes espirituais, a nebulosa criativa que a criança oculta em si quando entra em nosso mundo para renovar a humanidade” Maria Montessori.

Incentivem as crianças a praticar Yoga desde cedo e contribuirão desta forma para um sociedade mais feliz e equilibrada no futuro.

Namastê
​Cassia Parmeggiani

Equipe Pequenos Yogis

Comece 2021 com o pé direito!!!

4/1/2021

 
Um novo ano se inicia e junto com ele muitas vezes nos bate aquela ansiedade em relação ao futuro e ao que encontraremos pela frente, ainda mais depois de um ano tão conturbado como foi 2020.

Por isso convido a todos primeiramente a refletirem sobre tudo o que aconteceu ao longo do ano que terminou.

É engraçado, mas parece que este é o momento do ano em que milhões de pensamentos invadem nossa mente com grande intensidade, criando um turbilhão de emoções, dúvidas, desejos e muito mais.

É preciso ter calma e foco, pois refletir, avaliar e contemplar, também são parte deste caminho. E não se esqueça, com dedicação tudo virá.

Por este motivo é de suma importância que possamos fazer uma pausa para respirar e meditar, não acham?


Abaixo apresentamos uma prática simples que pode contribuir neste momento, ajudando a que comecem esta nova jornada com o pé direito. 
Imagem

Vamos lá?

Não precisamos estar em uma praia paradisíaca, muito menos em um Templo...

Para começar, procure um lugar tranquilo e aconchegante, e encontre uma posição confortável para sua prática.

Mentalize estar perto de uma linda cachoeira ou outro lugar que faça com que se sinta bem e relaxado.

Comece refletindo sobre o que lhe aconteceu neste ano, percebendo que tudo o que vivemos desaparece ou se modifica constantemente, tomando consciência de que a vida e principalmente de que tudo o que lhe aconteceu é transitório.

Agradeça pelos aprendizados que estes acontecimentos trouxeram a sua vida, mesmo que muitos deles tenham sido fruto de situações difíceis e dolorosas. 

Aproveite esta cachoeira, banhe-se em suas águas, que levarão consigo todas as energias negativas, os pensamentos ruins e as coisas desagradáveis que lhe aconteceram no ano que passou.

Reflita sobre estas situações e perceba que nem sempre as coisas são tão pesadas quanto parecem.

Observe-as à distância e perceba que pode lidar com elas de uma maneira mais leve e equilibrada.

Perceba também que ao tomar consciência, tudo vai perdendo força e desaparecendo, dando lugar a um espaço puro, leve e muito mais agradável.

Agora é momento de focar no que realmente importa.

Por um momento, tente deixar de lado todos os seus desejos materiais, aquele desejo por coisas super valorizadas por uma sociedade nos faz crer que o "TER" é o que nos deixa felizes. 

Agora, repleto de luz e amor, pense no que deseja para sua vida, com a consciência de que as coisas mais simples também são essenciais para nossa existência.

Estabeleça suas metas e planos, depositando nelas muito amor, luz, esperança e fé.

Comprometa-se a TENTAR atingir tais objetivos sempre e quando sejam possíveis, sem cobranças excessivas, respeitando seus limites e a si mesmo. 


Agora imagine as águas desta bela cachoeira trazendo tudo o que você desejou.

Respire profunda e lentamente por alguns instantes e calmamente retome suas atividades. 

Namastê 

Cassia Parmeggiani

Dica de livro para ler nas férias

2/1/2021

 
Adaptação da canção 'One love', de Bob Marley, esse belo livro leva os versos de amor e união do compositor aos nossos pequenos. 

Adaptado por Cedella Marley, filha mais velha de Bob Marley, e ilustrado por Vanessa Brantley-Newton, 'One love' é uma prova divertida e colorida de que tudo pode melhorar quando o amor é colocado em primeiro lugar.
​
O livro é da Editora Martins Fontes e pode ser encontrado em diversas livrarias ou pela internet.
Imagem

    Autora

    Cassia Parmeggiani é professora de Yoga, Membro da Yoga Alliance E-RYT 200 /Yacep, International Yoga Teachers’ Association e da Aliança do Yoga - Padrão 500h, Doula formada pelo Gama-SP e por mais de 15 anos se dedicou ao magistério e à educação infantil.

    Histórico

    Março 2021
    Fevereiro 2021
    Janeiro 2021
    Dezembro 2020
    Novembro 2020
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Agosto 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Maio 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019
    Dezembro 2018
    Novembro 2018
    Outubro 2018
    Agosto 2018
    Junho 2018
    Fevereiro 2018
    Janeiro 2018
    Dezembro 2017

    Categorias

    Todos

    Feed RSS

Imagem
By Cassia Parmeggiani Yoga
​CNPJ: 23.684.918/0001-00
​São Paulo - SP - Brasil
+ 55 11 95269-1875
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Nossos parceiros

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Termos de Uso ​
© PequenosYogis 2018 - All rights reserved. ​
 ​Política de Privacidade

Imagem

  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • CURSOS
  • BARALHO
  • ÁREA DO ALUNO
  • Instrutores Certificados
  • Contato
  • Blog