Já ouviu falar em mente esponja ou absorvente? As crianças, aprendem muito com base nas situações que vivenciam, ou seja, tudo o que elas testemunham em relação ao mundo ao seu redor, é quase que involuntariamente absorvido, especialmente quando falamos de crianças entre zero e seis anos de idade. Eles estão naturalmente predispostos a aprender e absorver: Ainda é comum escutarmos esta expressão: "As crianças de hoje sabem mais do que antigamente", ou que "Elas já nascem sabendo", e acabamos não percebendo que isso se deve basicamente à quantidade de estímulos e informações presentes em seu entorno no dias atuais. Elas não nascem sabendo usar o celular, o que elas tem, é o celular como algo presente em suas vidas desde que nascem, e o que para nós adultos foi uma novidade da vida adulta e ainda parece tão difícil de usar, é para eles algo tão simples... A criança assimila seu ambiente e faz isso apenas porque que as coisas lhe despertam tanto interesse e entusiasmo que terminam se incorporando a sua própria existência. Até os pequenos incidentes aparentemente insignificantes são realmente importantes porque, consciente ou inconscientemente, as crianças tiram conclusões sobre a vida a partir das crenças e atitudes daqueles que as cercam na vida cotidiana Maria Montessori utilizou esta definição de "Mente absorvente", porque nesta fase da vida, elas são assim, como esponjas, capazes de absorver grandes quantidades de informações de seu ambiente, sem esforço, contínua e indiscriminadamente. Como podemos perceber, durante os primeiros seis anos de vida, as crianças têm uma maneira muito diferente de aprender e que em nada se assemelha com a forma que nós adultos o fazemos. A criança tem uma relação diferente com o seu ambiente... pois simplesmente absorve, sem filtrar. Sabemos que eles são o futuro do nosso mundo e tudo o que fazemos e ensinamos pode os inspirar, motivar e certamente irá refletir lá na frente, no futuro de nossa sociedade. Este um dos motivos que tornam tão importante levarmos o Yoga e suas práticas desde cedo para nossos filhos e alunos. Se as coisas que ele vivenciam e vêm não são apenas lembradas, mas incorporadas em suas vidas, devemos desde cedo introduzir estas práticas ligadas ao bem estar, ao autoconhecimento e à educação sócio emocional, contribuindo assim para sua formação integral. Então, não se trata de impor nada, de fazer que se tornem isto ou aquilo. Trata de estimularmos seu pleno desenvolvimento através de exemplos que sejam positivos para sua formação, como a reflexão, o auto conhecimento, o cuidado em relação a si mesmos, a compreensão de suas emoções e a consciência sobre seus atos. Como eu falei em um post anterior, se desde cedo eles desenvolverem calma, equilíbrio e tranquilidade, tanto através dos "Asanas" quando das práticas de respiração e meditação, serão capazes de gerenciar melhor suas emoções, sensações e consequentemente o stress, vivendo melhor e mais felizes. Podemos dividir este período da mente absorvente em duas fases: Do nascimento aos três anos de idade, temos a fase que chamamos de inconsciente, onde eles aprendem "sem perceber". É quando aprendem a sentar, a andar, a usar as mãos, a falar, etc, mas sem um esforço consciente. Eles desenvolvem funções básicas imitando o que vêem. Já dos três até os seis, em alguns casos, sete anos de idade, as crianças passam para o estágio consciente do desenvolvimento. Eles ainda são esponjas, absorvendo tudo facilmente, mas agora eles vão buscar e enfrentar conscientemente certas experiências. É a fase de expansão, onde ele vão ampliar e refinar o que aprenderam até agora. Eles estão predispostos a aprender coisas como ordem, sequenciamento, música e formas. Eles também continuarão a refinar seu controle de movimento, equilíbrio e mecanismos físicos básicos. Nesta fase elas começam por exemplo a manifestar o desejo de fazer escolhas e realizar tarefas de forma independente. Como o desenvolvimento é sequencial, estas primeiras fases são essenciais para que possam incorporar conceitos mais complexos que virão no futuro. "O maior perigo está em nossa ignorância. Sabemos encontrar pérolas em conchas de ostras, ouro nas montanhas e carvão nas vísceras da terra. Mas somos ignorantes dos germes espirituais, a nebulosa criativa que a criança oculta em si quando entra em nosso mundo para renovar a humanidade” Maria Montessori. Incentivem as crianças a praticar Yoga desde cedo e contribuirão desta forma para um sociedade mais feliz e equilibrada no futuro. Namastê Cassia Parmeggiani Equipe Pequenos Yogis Os comentários estão fechados.
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AutoraCassia Parmeggiani é professora de Yoga, Membro da Yoga Alliance E-RYT 200 /Yacep, International Yoga Teachers’ Association e da Aliança do Yoga - Padrão 500h, Doula formada pelo Gama-SP e por mais de 15 anos se dedicou ao magistério e à educação infantil. Histórico
Janeiro 2021
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